twitter
    Tamo Sem tiuti =/

Tutorial utilizando o mgmaps offline ( gps offline no celular )

 Todos os links para download de programas que estão nesse post, são do site dos propios desenvolvedores dos programas ou seja, nda de pirataria man !!

01-) Baixe o aplicativo Mobile GMaps, ele será instalado no celular. O download pode ser realizado no site do desenvolvedor ou no 4shared. Após enviar o aplicativo, desconecte o celular do PC. Vá em Menu > Gerenciamento de Arquivos > Outros, localize o arquivo referente ao Mobile GMaps e clique em “Instalar”. O aparelho perguntará se você pretende instalar na pasta Jogos ou na pasta Aplicativos, selecione a opção “Aplicativos”. Após a instalação aparecerá uma mensagem perguntando se você pretende iniciar o aplicativo, selecione a opção “Não”.

PS: Certifique-se de que seu aparelho está configurado para salvar e instalar os arquivos no Cartão de Memória, pois o aplicativo não irá funcionar corretamente se for instalado na Pasta Raiz do celular.


02-) Instale o gMapMaker (http://www.mgmaps.com/cache/gMapMaker-setup.exe) . Quando a instalação estiver completa a aplicação deve começar automaticamente.


03-) Abrir seu browser, e no site http://www.mapcacher.com/, marquem a área que você quer baixar. Procure no Mapa a região que você irá baixar e selecione a área. Para selecionar o primeiro ponto você tem que dar um clique no mapa e para selecionar o segundo ponto você tem que dar um clique em outro ponto, você tem que fazer isso até a área ser fechada. (são quatro pontos para selecionar uma área).


04-) No campo "Zoom Level From" coloque os valores de zoom que deseja baixar. Não se esqueça um zoom muito alto pode gerar muitos arquivos e ficar pesado. Para visualização de ruas, o recomendado é de 12 até 17. Os níveis acima de 17 não funcionam no Brasil.


05-) No campo "Level of detail" selecione a precisão com que o contorno desenhado no mapcacher será baixado (ou seja, se for marcado o Fast & Rough, a área baixada de fato tenderá a ser um "retângulo" em volta do contorno.


06-) No campo "Type of map" selecione o tipo de mapa que deseja. Preferencialmente utiliza o "Google Road Maps". Você pode usar o Proxy no gMapMaker para poder baixar os mapas sem que o Google te bloqueie.


07-) Clique em Generate e irá ser criado um arquivo .map com um nome parecido com Map2145687006540. Salve esse arquivo no diretório do gMapMaker. No meu caso esse diretório está em C:/Arquivos de Programa/gMapMaker (diretório padrão de instalação).


08-) No software gMapMaker, no campo "Operating Mode" escolha MGMaps mode, use a .map file, utilize "Hash" = 1 e "Tiles per File" = 32, assim os mapas ficam bem mais leves, não ocupando muito espaço no Cartão de Memória. Porém valores maiores que 32, apesar de deixar mais leve, deixam a movimentação do mapa mais lenta. Coloque um delay acima de 500. Clique em "GO". Escolha o arquivo .map que você baixou do site em seu PC. O software vai começar a baixar os MapTiles do Google Maps.


09-) Quando o download estiver pronto, você encontrará todos os MapTiles na pasta "MGMapsCache". Após a conclusão do download dos mapas será gerado, pelo gMapMaker, um diretório chamado MGMapsCache, clique com o botão direito nesta pasta e selecione a opção Copiar. Novamente conecte seu o celular no PC e selecione no aparelho a opção “Transferência de Arquivos”. O aparelho será reconhecido como um Disco Removível pelo PC. Cole a pasta com todas as suas subpastas para a pasta raiz do seu Cartão de Memória.

10-) No MGMaps vá em Menu > Settings > Map Browsing. Ative as opções "Stored Maps" e "Off-line Mode". Em "Storage Path" coloque "E:/MGMapsCache". Clique em "Opções" e "Save". Assim que você salvar, você terá que reiniciar o MGMaps.


11-) Na opção “Memory Cache (Kb)” digite o valor 65536. Salve as alterações.


12-) Vá em Menu > Settings > Display, na opção Coordinate Format selecione o formato (DD.ddddd) e salve. Após salvar as alterações, reinicie o Mobile GMaps.


13-) Vá em Menu > Map Types > Not Available e habilite as opções Google Maps, Google Satellite ou Google Hybrid (de acordo com o tipo de mapa que você fez o download). Salve as alterações. Depois vá em Menu > Maps Type > Yahoo Maps e desabilite todas as opções que estiverem habilitadas. São 3: MAP, SAT, HYB. Salve as alterações.


14-) Agora para encontrar o mapa no celular temos que configurar o Mobile Gmaps para que quando ele for iniciado o ponto inicial dele seja o mapa que você tem no celular, caso contrario ele abrira em algum outro ponto do globo terrestre.

Em seu PC vá em C:\Arquivos de programas\gMapMaker. Dentro deste diretório estará o arquivo .map, identificado com um nome como Map2145687006540. Abra este arquivo com o WordPad. Dentro do arquivo Map estarão as coordenadas do mapa.
Exemplo: -23.026693823076034, -47.2412109375. Anote essas coordenadas.
No celular, com o Mobile GMaps ainda aberto, vá até Menu > Favorites, clique no ícone logo abaixo, à esquerda, e selecione a opção Add. Preencha os campos.

Name: coloque o nome da cidade que você baixou o mapa

Latitude: -23.02669 (utilizando o exemplo acima)

Longitude: -47.24121 (utilizando o exemplo acima)

PS: As coordenadas devem conter somente 5 casas depois do ponto.


15-) Map Type: deixe como Google Maps. (ou selecione Google Satellite ou Google Hybrid, de acordo com o tipo de mapa que você baixou)


16-) Salve essas alterações e reinicie o Mobile Gmaps. Vá até Menu > Favorites e clique no nome da cidade que você criou.


Atenção

Muitas pessoas reportaram ter problemas com o GMapMaker e não conseguirem fazer o download dos mapas. Mas alguns já encontraram a solução:

Tentem esse link aqui: http://debin.net/gMapMaker/

Acho que é o site dos criadores do programa, tem até o MS .NET Framework v2.0 que, dizem, ser necessário para rodar o programa.

No começo dava erro aqui, e o motivo do erro era a falta do MS .NET Framework v2.0. Dá para pegar o site da Microsoft mesmo, eles disponibilizam pra download também. Depois do NET Frame instalado não tive mais problemas por aqui.


DICAS


Dica 1: Você pode baixar quantos níveis de zoom quiser. Se quiser baixar mapas de fotos de satélite, basta escolher "GoogleSat" no MapTileCache. Para baixar áreas diferentes no mesmo zoom, é só seguir os passos. Pegue a pasta com o zoom que você já possui e deixe dentro da pasta 'C:\GMaps\MGMapsCache\' e mande baixar a área que você quer, o programa ira atualizar os arquivos, se nessa nova área a ser baixada tiver áreas repetidas (iguais a que você já possui) o programa irá pular o download, baixando somente as áreas novas.


Dica 2: Sempre guarde no diretório MGMaps do programa todos os arquivos .map que você baixar, e mude os nomes desses arquivos para que você possa identificá-los melhor. Dessa forma, se o Google bloquear os downloads, mesmo que você esteja utilizando o Proxy do programa, basta você selecionar o mesmo arquivo .map que foi bloqueado. O programa irá pular todos os mapas já baixados, dando continuidade nos downloads apenas dos mapas que você não conseguir baixar por causa do bloqueio.

OBS: Caso não consiga visualizar os mapas, verifique se o arquivo cache.conf, que é criado automaticamente junto com os mapas, está dentro da pasta
MGMapsCache.


Dica 3: Um truque para deixar o celular mais rápido quando você está com muitos arquivos de mapas é deixar a pasta MGMapsCache no cartão de memória oculta. O celular não irá ficar indexando os arquivos, e o MGMaps irá reconhecer os mapas.


Dica 4: Display Settings:

- Ative "Backlight On"; (Esta opção faz que a luz do celular não se apague durante o uso do MGMaps)
- "Rotate Screen": 90º CCW;


Dica 5: Para aparelhos que possuem GPS, você deverá esperar o GPS conectar. Vá em Serviços de Localização > Painel > Status da Conexão.

Aguarde o celular conectar o GPS. Isto demora um pouco, de 5 a 10 minutos no máximo.

Ative no MGMaps a seguinte opção para que o aplicativo mostre no mapa o local exato onde você se encontra:

- "Mobile Tracking" ON


Dica 6: Configurações para evitar ser bloqueado pelo Google.

Entre essas configurações estão as opções Max Parallel Download e Proxy.

A opção Max Parallel Download servirá para você realizar o download de vários Zoom Level ao mesmo tempo. Sem essa opção marcada, corre-se o risco de o Google bloquear o seu IP e, com isso, te impedir de fazer o download. Geralmente esse bloqueio acontece quando já fizemos o download dos Zooms 11 ao 15, e só faltam os Zooms de 16 ao 18, que são mais importantes pela questão de detalhamento dos mapas desse nível Zoom.

Quando se habilita a opção Max Parallel Download, e coloca-se o valor "10" para esse item, você faz download de TODOS os níveis de Zoom ao mesmo tempo. Geralmente os níveis mais baixados estão entre 11 e 17, se você selecionou todos esses níveis para baixar, eles serão baixados ao mesmo tempo. O gMapMaker abre uma segunda janela com até 10 "track", e em cada uma dessas tracks você percebe que são feitos downloads de um nível de Zoom diferente, tipo, na track 1 o download do Zoom 11, na track 2 o nível 12 e assim por diante.

Esses níveis demoram MESMO, pois somam mais de 80 MB de mapas, e o nível de detalhamento é proporcionalmente ENORME, e o mapa do tipo Híbrido, que são mapas normais e de satélite sobrepostos, aumenta absurdamente o tamanho em MB dos arquivos.

Segredo: Quando eu baixava os níveis mais altos de zoom, sem habilitar os Múltiplos Downloads, tinha que ficar reiniciando o download a toda hora, pois o Google bloqueava.

A outra opção que citei, o Proxy, em alguns gMapMakers basta habilitá-lo. Já em outros você terá que informar ao programa qual será o servidor Proxy para fazer os downloads. A URL padrão para o Proxy do gMapMaker é http://nntime.com. Pode ser que haja outros proxys, e que também funcionem para isso, porém não testei outro Proxy para confirmar.

Observação: Mesmo com toda essa configuração, pode ocorrer de o Google bloquear seu IP, infelizmente. Mas essa nova configuração não deixa de ser uma excelente opção para "acelerar" os downloads dos mapas.

0 comentários: